Estamos na savana, o clima é quente e não chove com frequência. Várias espécies de animais a povoam, cada uma adaptada à sua maneira para esse ambiente.

Mas o clima não é igual em todos os lugares, e no mundo há quatro habitats diferentes, cada um com seu nível de temperatura e sua quantidade de chuva. Cada rodada do jogo representa aproximadamente um milhão de anos, durante os quais as espécies podem se mover ou evoluir para se adaptar a novos habitats.

Às vezes o clima muda globalmente. Quando a temperatura aumenta, a savana avança; quando diminui, é a tundra que se expande com os outros habits se movendo de acordo.

Para sobreviver às mudanças climáticas, as espécies podem se mover para retornar ao seu habitat ou se adaptar a um habitat diferente. Se não puderem fazê-lo, elas são extintas. E, em certo momento, também podem aparecer os seres humanos para criar alguma confusão.

Sua espécie conseguirá sobreviver às mudanças climáticas? Que tipo de animal você será no final do jogo, em 10 milhões de anos?

Materiais

Regras
Materiais
Tabuleiros

Créditos

Autora: Dr Michela Leonardi, Evolutionary Ecology GroupDepartment of Zoology, University of Cambridge; para o projeto “Meet the experts” do Museo de Zoologia da Universidade de Cambridge.

Twitter: @MikLeonardi

Colaboradores: Dr Eleanor Miller (1), Dr Gian Luigi Somma (1), Prof Elisa Anna Fano (2), Prof Andrea Manica (1), Dr Rosalyn Wade (3)
Tradutor: Dr Tiago Tresoldi (4)

(1) Evolutionary Ecology Group, Department of Zoology, University of Cambridge, UK.
(2) Department of Life Sciences and Biotechnology, University of Ferrara, Italy.
(3) Museum of Zoology, University of Cambridge.
(4) Max Planck Institute for the Science of Human History, Jena, Germany.

Fundos: ERC Consolidator Grant 647787 “LocalAdaptation”

Climate change the board game -  fundings

Este jogo, incluindo o texto e as imagens associados, é distribuído sob uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND 4.0.

Climate change the board game -  License
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
1.23k page views since July 18th, 2020